Aula 09: Encarnação/ Materialismo/ Ressurreição e Reencarnação

Finalidades da Encarnação

As sucessivas encarnações são os degraus que o Espírito galga para alcançar perfectibilidade, ao submeter-se às limitações da existência corporal. Deste modo, as encarnações são necessárias em função do progresso moral e intelectual, para ascender à condição de Espíritos puros.

 

Expiação

“Deus os colocou num mundo ingrato para expiarem suas faltas, através de um trabalho penoso e das misérias da vida, até que se façam merecedores de passar para um mundo mais feliz”. (ESE, Cap. III, item 13).

A expiação consiste em o homem sofrer aquilo que fez os outros sofrerem, abrangendo sofrimentos físicos e morais, seja na vida corporal, seja na espiritual. Tais sofrimentos, quando suportados com resignação, paciência e entendimento, apagam erros passados purificam o espírito que assim vai, encarnação após encarnação, libertando-se das imperfeições da matéria.

 

Prova

“Crede e orai! Porque a morte é a ressurreição e a vida é a prova durante a qual vossas virtudes cultivadas devem crescer e desenvolver-se como o cedro”.

A prova às vezes confunde-se com a expiação, mas nem todo sofrimento é indício de uma determinada falta. O sofrimento pode ser uma opção do próprio Espírito com o objetivo de acelerar a sua purificação. Deste modo, a expiação será sempre uma prova, mas a prova nem sempre será uma expiação (ESE, Cap. V, n.° 9).

 

Missão

Todos têm uma missão a cumprir, neste ou em outros mundos, mais ou menos adiantados; todos têm um papel a desempenhar dentro da harmonia e do equilibrio do Universo. Assim, as missões, de modo geral, enquadram-se em papéis de maior ou menor intensidade, de acordo com a capacidade e a elevação do Espírito reencarnante. Há a missão dos pais, a missão dos governantes, dos mestres, dos homens de ciência, dos escritores, dos artistas etc.

 

Mas existem Espíritos missionários que reencarnam com uma missão especifica: desempenhar a sublime tarefa de semear a paz, a caridade, o amor ao próximo e de promover o avanço intelectual da humanidade. Para estes, a encarnação não tem a finalidade de prova ou expiação, mas a missão de acelerar o progresso moral e intelectual de seus irmãos encarnados.

 

Da Alma – Materialismo

A alma é um espírito encarnado, segundo a definição dos próprios Espíritos, na resposta à questão 134 do Livro dos Espíritos. Allan Kardec, na Introdução, chama alma ao ser imaterial e individual que em nós reside e sobrevive ao corpo.

Kardec, no comentário à questão 135a diz que o Homem é formado de três partes essenciais:

 

a) O corpo – ou ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo princípio vital;

b) A alma – Espírito encarnado, do qual o corpo é a habitação;

c) O perispírito – princípio intermediário, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo.

 

Materialismo

Materialismo é a corrente doutrinária que afirma existir somente a realidade material e nada mais do que ela. Segundo seus adeptos, a realidade é exclusivamente de natureza material, sendo a “espiritual” apenas uma propriedade ou um produto da matéria. A alma é para eles um efeito e não uma causa. Deste ponto de vista, os seres orgânicos nada mais seriam do que simples ação da matéria. A inteligência, pensamento, seriam apenas decorrências de propriedades da matéria.

 

Ressurreição e Reencarnação

 

“Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (João, 3:3).

 

Ressurreição

Ressurreição, em grego Anástasis, significa surgir, levantar, erguer, sair de um local ou de uma situação para outra. Foi traduzida para o latim como resurrectio, o ato de ressurgir, voltar à vida, reanimar-se, uma conotação já não muito fiel ao original. Daí o fato de, biblicamente falando, o termo ressurreição ter sido interpretado em Mateus com o sentido de ressurgir dos mortos (Mt, Cap. 22:28, 30, 31).

Naquela época, os fenômenos mediúnicos, particularmente os da vidência e da materialização, existiam como hoje, porém, as ideias dos judeus sobre esse ponto, como sobre muitos outros, não estavam cla rame le definidas, porque não tinham senão noções vagas e incompletas sobre a alma e sua ligação com o corpo (ESE, Cap. IV).

 

Reencarnação

Reencarnação, conforme a própria palavra indica, significa retomar, readquirir a carne novamente; tem um sentido bem mais preciso e diferente de ressurreição. A reencarnação significa a volta à vida corpórea, mas em um outro corpo, sem qualquer espécie de ligação com o anterior. Não há necessidade de a alma retomar o seu antigo corpo, uma vez que o Espírito tem sempre diante de si a oportunidade de adquirir novo organismo físico, sem afrontar as leis naturais, reencarnando tantas vezes quantas forem necessárias ao seu aperfeiçoamento espiritual.

 

Este é somente um breve resumo da aula. Escute o áudio completo com toda a aula narrada e uma breve explicação minha ao final de cada parte.

Aperte o play abaixo:

Siga nosso canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/5YXdNo4v0wjpZDxuMb5EYd

Siga o canal no youtube: http://www.youtube.com/c/TatianaPachecoBenites

 

Leave a Comment

cinco × 1 =